quinta-feira, 18 de abril de 2013

Miolos Alentejanos

Após alguns dias de ausência volto com um petisco alentejano que a minha avô me costumava fazer.
Antes de mais, atenção que isto não são mesmo miolos! Chama-se miolos a este prato porque é feito com o miolo do pão. É uma receita tradicional alentejana e era um dos pratos que adorava que a minha avó fizesse quando eu era puto e ainda hoje, sempre que há tempo para fazer (sim porque isto demora a fazer) gosto de comer uma bela "pratada".

Miolos 

Ingredientes

- 1 pão;
- Laranjas;
- Limões
- Ovos;
- Massa de alho;
- Massa de pimentão;
- Vinho branco;
- Carne de porco, pode ser o que nos apetecer, normalmente com entrecosto fica bom;
- Pimenta;
- Banha.
 Então é assim primeiro tempera-se a carne de uma dia para o outro com massa de alho, massa de pimentão, pimenta, louro e vinho branco.
Depois, já no dia em que se vai fazer o prato, corta-se o pão e pedaçõs muito pequenos (convém o pão já ter uns 3 dias para estar mais rijo).
Junta-se às migas de pão o sumo das laranjas( mais ou menos 4) e do limão (1 chega). Não há conta certa, importa é o pão ficar só ligeiramente húmido.
De seguida juntam-se cerca de 6 ovos com pimenta e envolve-se tudo.







Entretanto coloca-se a fritar a carne temperada em banha.
Quando a carne estiver frita, retira-se a carne e deixa-se ficar um pouco da banha em que foi frita no tacho.




Cortam-se alguns pedaços da carne frita e junta-se ao pão. De seguida utiliza-se a banha onde foi frita a carne para levar a fritar as migas de pão previamente preparadas.









Enquanto o pão estiver a fritar, convém estar sempre a virar para que não "agarre" ao fundo da panela.
Se começar a agarrar junta-se um pouco mais de banha.



Após uns 15 minutos aproximadamente, quando o pão estiver seco está pronto a servir, juntamente com carne frita e laranja de preferência.



18 comentários:

  1. A receita original leva mesmo miolos de porco

    ResponderEliminar
  2. era assim que eu fazia para a minha filha porque ela não quewria comer a miolera e ela adorava ,

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe tambem fazia com mioleira de porco. Era o prato que se fazia no natal na nossa casa.

    ResponderEliminar
  4. O prato original é com miolos de porco,e n só pao'

    ResponderEliminar
  5. Receita confusa Sou alentejana, do tempo em que a matança do porco era uma economia domestica e uma festa, e sei fazer os miolos muito bem Mas isto não se parece nem um pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receita nada confusa. Sou alentejana e era assim que se fazia na casa dos meus pais. Não é com mioleira de porco, é por isso mesmo que se chama miolos fingidos.

      Eliminar
    2. Por altura da matança do porco faziam os miolos. A receita é semelhante mas leva uma moleira meio desfeita, que esteve em vinagre, e se juntava com os miolos de pão e os ovos, pondo-se depois a fritar mexendo sempre para não pegar.

      Eliminar
    3. Era isto mesmo... comi muitos miolos FINGIDOS feitos pela minha avozinha (nascida e criada no Alentejo, mais propriamente na zona de Santiago do Cacém, tal como o meu avô e a minha mãe). Para os mais intolerantes, o Alentejo é uma região que ocupa quase 1/3 do país, pelo que é perfeitamente normal não ser completamente igual nas suas comidas, linguajar, etc...

      Eliminar
  6. Receita confusa Sou alentejana, do tempo em que a matança do porco era uma economia domestica e uma festa, e sei fazer os miolos muito bem Mas isto não se parece nem um pouco

    ResponderEliminar
  7. claro que leva miolos de porco,
    esses alentejanos de lisboa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe que lhe diga não, mas a expressão não é nada feliz. Não lhe vou ensinar nada, tenho a certeza que sabe que milhares de pessoas fugiram do Alentejo rural nas décadas de 40, 50 e por aí fora… Como tal, é um orgulho para mim afirmar-me a toda a gente que conheço como "alentejano", mesmo tendo nascido em Lisboa. Não deixar morrer o pouco (reconheço) que me recordo do Alentejo dos meus avós é a homenagem possível que lhes faço, cultura que passo à minha filha também… seja no vocabulário, na comida, nas modas que lhe canto para dormir, ou simplesmente quando lhe digo “vamos à terra”.

      Eliminar
  8. Gosto tanto e infelizmente já não tenho quem faça. Obrigada pela partilha, vou fazer para a semana.

    ResponderEliminar
  9. Onde leram que eram miolos de porco? São miolos fingidos. Deixem de ser quadrados!!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, obrigada pela partilha, mas de facto já a minha avó fazia com miolos de porco, e outra pessoa que também conheço faz este prato com miolos. No entanto há receitas que se vão adaptando, e o Alentejo é muito grande, com miolos ou sem miolos é bom à mesma. E está tudo bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No segundo parágrafo deste artigo, o autor refere "atenção que isto não são mesmo miolos!". É um prato típico de algumas zonas do Alentejo. Sou alentejana. Na casa dos meus pais fazia-se este prato. São vulgarmente conhecidos por miolos fingidos.
      Miolos de porco a sério acho que nunca comi, nem penso vir a comer.

      Eliminar
  11. Boa noite. Obrigada por ter publicado a receita. Este era uma prato, a que chamávamos miolos fingidos e que se fazia na casa dos meus pais, mas de que nunca soube a receita.
    Procurei na net e encontrei várias, mas, pela descrição, não correspondiam ao prato de que tanto gosto, até que encontrei a sua e, esta sim, é a que igual ao que fazíamos lá em casa. Vai ser o nosso almoço do primeiro dia de 2022. Bom ano para si.

    ResponderEliminar