quinta-feira, 18 de abril de 2013

Miolos Alentejanos

Após alguns dias de ausência volto com um petisco alentejano que a minha avô me costumava fazer.
Antes de mais, atenção que isto não são mesmo miolos! Chama-se miolos a este prato porque é feito com o miolo do pão. É uma receita tradicional alentejana e era um dos pratos que adorava que a minha avó fizesse quando eu era puto e ainda hoje, sempre que há tempo para fazer (sim porque isto demora a fazer) gosto de comer uma bela "pratada".

Miolos 

Ingredientes

- 1 pão;
- Laranjas;
- Limões
- Ovos;
- Massa de alho;
- Massa de pimentão;
- Vinho branco;
- Carne de porco, pode ser o que nos apetecer, normalmente com entrecosto fica bom;
- Pimenta;
- Banha.
 Então é assim primeiro tempera-se a carne de uma dia para o outro com massa de alho, massa de pimentão, pimenta, louro e vinho branco.
Depois, já no dia em que se vai fazer o prato, corta-se o pão e pedaçõs muito pequenos (convém o pão já ter uns 3 dias para estar mais rijo).
Junta-se às migas de pão o sumo das laranjas( mais ou menos 4) e do limão (1 chega). Não há conta certa, importa é o pão ficar só ligeiramente húmido.
De seguida juntam-se cerca de 6 ovos com pimenta e envolve-se tudo.







Entretanto coloca-se a fritar a carne temperada em banha.
Quando a carne estiver frita, retira-se a carne e deixa-se ficar um pouco da banha em que foi frita no tacho.




Cortam-se alguns pedaços da carne frita e junta-se ao pão. De seguida utiliza-se a banha onde foi frita a carne para levar a fritar as migas de pão previamente preparadas.









Enquanto o pão estiver a fritar, convém estar sempre a virar para que não "agarre" ao fundo da panela.
Se começar a agarrar junta-se um pouco mais de banha.



Após uns 15 minutos aproximadamente, quando o pão estiver seco está pronto a servir, juntamente com carne frita e laranja de preferência.



16 comentários:

  1. A receita original leva mesmo miolos de porco

    ResponderEliminar
  2. era assim que eu fazia para a minha filha porque ela não quewria comer a miolera e ela adorava ,

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe tambem fazia com mioleira de porco. Era o prato que se fazia no natal na nossa casa.

    ResponderEliminar
  4. O prato original é com miolos de porco,e n só pao'

    ResponderEliminar
  5. Receita confusa Sou alentejana, do tempo em que a matança do porco era uma economia domestica e uma festa, e sei fazer os miolos muito bem Mas isto não se parece nem um pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receita nada confusa. Sou alentejana e era assim que se fazia na casa dos meus pais. Não é com mioleira de porco, é por isso mesmo que se chama miolos fingidos.

      Eliminar
    2. Por altura da matança do porco faziam os miolos. A receita é semelhante mas leva uma moleira meio desfeita, que esteve em vinagre, e se juntava com os miolos de pão e os ovos, pondo-se depois a fritar mexendo sempre para não pegar.

      Eliminar
  6. Receita confusa Sou alentejana, do tempo em que a matança do porco era uma economia domestica e uma festa, e sei fazer os miolos muito bem Mas isto não se parece nem um pouco

    ResponderEliminar
  7. claro que leva miolos de porco,
    esses alentejanos de lisboa....

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto e infelizmente já não tenho quem faça. Obrigada pela partilha, vou fazer para a semana.

    ResponderEliminar
  9. Onde leram que eram miolos de porco? São miolos fingidos. Deixem de ser quadrados!!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, obrigada pela partilha, mas de facto já a minha avó fazia com miolos de porco, e outra pessoa que também conheço faz este prato com miolos. No entanto há receitas que se vão adaptando, e o Alentejo é muito grande, com miolos ou sem miolos é bom à mesma. E está tudo bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No segundo parágrafo deste artigo, o autor refere "atenção que isto não são mesmo miolos!". É um prato típico de algumas zonas do Alentejo. Sou alentejana. Na casa dos meus pais fazia-se este prato. São vulgarmente conhecidos por miolos fingidos.
      Miolos de porco a sério acho que nunca comi, nem penso vir a comer.

      Eliminar
  11. Boa noite. Obrigada por ter publicado a receita. Este era uma prato, a que chamávamos miolos fingidos e que se fazia na casa dos meus pais, mas de que nunca soube a receita.
    Procurei na net e encontrei várias, mas, pela descrição, não correspondiam ao prato de que tanto gosto, até que encontrei a sua e, esta sim, é a que igual ao que fazíamos lá em casa. Vai ser o nosso almoço do primeiro dia de 2022. Bom ano para si.

    ResponderEliminar