Cozinhar é algo que merece atenção, merece vontade, merece cuidado e dedicação, mas acima de tudo merece também tempo, que infelizmente só surge ao fim de semana. Hoje ao almoço foi este o resultado da junção de todas as características atrás referidas:
Polvo à Lagareiro
Ingredientes:
- 1 Polvo;
- Batatas;
- Alecrim;
- Azeite;
- Alho;
- Sal;
- 1 cebola com casca;
- Louro:
- E claramente um bom vinho
Obviamente que um bom prato exige sempre uma boa concentração e preparação (regada com um bom vinho), por isso começamos mesmo por aqui.
Depois da concentração foi jogar as mãos ao trabalho:
- Primeiro colocar o Polvo a cozer numa panela de pressão com uma cebola com casca e uma pitada de sal (não compro a história de que fica duro, comigo nunca aconteceu e assim fica logo temperado) durante aproximadamente 30 / 40 min (depende da panela).
- O Polvo à lagareiro costuma ir ao forno, mas como eu gosto do sabor mais rústico, prefiro assá-lo um pouco na brasa. Realça muito mais o sabor. Desta feita, enquanto o Polvo coze, acende-se o fogareiro para estar pronto quando for necessário.
- Escolhe-se as batatas mais pequenas que conseguir, lavam-se, temperam-se com sal grosso e alecrim.
- De seguida ligar o forno a um temperatura de 200 graus e coloca-se as batatas a assar.
- O vinho já está a respirar, por isso partimos para picar os alhos e misturar numa caçarola com azeite, coentros e louro.
- Quando chegarmos aos 30 / 40 min, tira-se o polvo da panela e coloca-se na brasa. Entretanto tiram-se as batatas do forno (já devem estar prontas) colocam-se dentro da caçarola com o azeite, alho e louro e voltam a ir ao forno, só mesmo para o azeite ganhar o sabor do alho.
- Após cerca de 5 / 10 min na brasa o Polvo já deve estar bom, por isso sai, tiram-se também as batatas do forno, junta-se tudo e é só servir. :)
Guloso :)
ResponderEliminarEu? Calúnias!!!
ResponderEliminarEstou a ver que andas a aprender umas coisas com o teu primo Manuel Luís.
ResponderEliminarEhEh