sábado, 9 de março de 2013

Cervejaria Trindade

Gostava de partilhar aqui um pouco da história de uma das melhores cervejarias de Lisboa., a Cervejaria Trindade. A História já se encontra escrita no site, mas para quem gosta de história, nunca é de mais partilhar ;)
Rua Nova da Trindade, Armando Serôdio, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A77580


O antigo convento da Trindade foi edificado pela Rainha Santa Isabel, mulher do rei D. Dinis em 1325, tendo sido considerado uma das grandes inaugurações da altura. 


 Convento da Trindade, Jardim, Eduardo Portugal, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO95485



 Infelizmente o destino fez com que um incêndio em 1708 e e o Terramoto de 1755 o destruíssem por completo, sendo reconstruído em 1766. A nova reconstrução do edifício abrangeu terrenos que se estenderam até à actual Rua da Misericórdia. 
 

 Convento da Trindade, esplanada do antigo claustro, Eduardo Portugal, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO95483



A extinção das Ordens Religiosas em 1834 e a dispersão dos frades determinaram o loteamento e a venda do convento, altura em que Manuel Moreira Garcia, industrial de origem galega, começou a instalar uma Fábrica de Cerveja , praticamente em frente ao lote que daria origem ao Teatro da Trindade, 33 anos depois.


 Panorâmica sobre o jardim do convento da Trindade, Eduardo Portugal, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO95478



Em 1836 arrenda dois lotes de terreno e ruínas que aí se encontravam, onde montou a fábrica da cerveja da Trindade, aproveitando as paredes que sobraram do convento e decorando o interior com azulejos aproveitados após a demolição do mesmo.
Em 1840 é aberto ao público o balcão de venda directa de cerveja, sendo aproveitada a primeira sala do que restava do refeitório dos frades Trinos. A evolução acabou por nos levar ao que é hoje em dia um símbolo gastronômico, sendo incluída em 1997 no Património Cultural de Portugal devido ao valor histórico-cultural que detém.

Sobre a comida, falaremos depois :)


Sem comentários:

Enviar um comentário