domingo, 31 de março de 2013

Noodles

O fim-de-semana é aquela altura em que normalmente todos nós nos aventuramos na cozinha e aproveitamos para tentar fazer "uma cena diferente". Pois ontem, inspirado numa receita do Jamie Oliver, decidi fazer noodles. A questão aqui não é só fazê-los, porque isso é simples, basta colocar em agua, juntar sal e passado 5 min está feito! Aquilo que faz realmente diferença é o tempero, por isso aqui vai ele:


Noodles

Primeiro colocar a massa a cozer com um (ou dois) caldo de carne de vaca e um um caldo de vegetais.
Enquanto a massa coze, colocar nas tigelas individuais (sim porque o tempero é feito individualmente em cada tigela) 
- Pimenta; 
- Cebolinho picado; 
- Duas colheres de sopa de molho de soja;
- Alho picado (não é preciso muito, dois dentes dá para quatro pessoas);
- Uma colher de chá de azeite;
- Picante;
- Coentros.

Quando os noodles estiverem cozidos, serve-se individualmente em cada uma das taças onde se fez o tempero e adiciona-se um caçe (ou dois) do caldo onde estiveram a cozer.
No fim só resta mesmo comer!

Muito bom :)

sábado, 30 de março de 2013

Faleceu Richard Griffiths

Era um daqueles actores que toda a gente conhecia, toda a gente achava piada, mas que nunca ninguém se lembrava bem como é que se chamava. 



 Conhecíamos Richard Grifiths por alguns papéis secundários em filmes da actualidade, que acabaram por contribuir para vincar a sua já reconhecida  reputação, derivada de papéis em teatro como Henrique VIII e Falstaff. 
Dos mais conhecidos destacam-se:

- A Invenção de Hugo;
- Piratas das Caraíbas "Strange Tides";
- Harry Potter;
- Bedtime stories.











terça-feira, 26 de março de 2013

Sócrates na RTP



Sócrates comentador? O quê? Mas estes gajos da RTP estão a ver são apedrejados? Será possível? Primeiro enterrou e agora tem credibilidade para vir falar da argamassa que utilizou não?
Não concordo, não aceito, não foi o único culpado é certo, mas o único direito que este "senhor" tem, é de vir pedir desculpa por tudo aquilo que andou a fazer...
E tenho a impressão que não sou o único! A petição já anda a circular, aqui!

segunda-feira, 25 de março de 2013

3º Guerra Mundial?

Será possível uma 3ª Guerra Mundial? Ou melhor, a questão certa será: Será possível chegarmos ao ponto de entrar sequer em guerra?
A última grande guerra que supostamente veio acabar com todas as guerras ocorreu há cerca de 68 anos e terminou de tal forma que, todos os países envolvidos decidiram ser mais "responsáveis" na utilização da força.
A capacidade nuclear que foi desenvolvida durante a 2ª Guerra veio criar um fiel na balança dos conflitos internacionais (de acordo com alguns teóricos) e tornou-se de tal forma preocupante, que permitiu a manutenção de uma crise bipolar (USA / URSS) sem que nunca houvesse de facto uma acção ofensiva comprovada e declarada.


Os tempos passaram, mudaram e novas teorias surgiram. Vários são os especialistas que declaram em voz alta que o conceito de guerra foi nitidamente alterado. A chamada guerra tradicional desapareceu (supostamente) e o mundo passaria agora a ser mais consciente nas relações que seriam criadas e desenvolvidas.
Até que... após uma data de anos de ameaças e conflitos entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, os Estados Unidos assinam um acordo com a Coreia do Sul que torna obrigatório o envolvimento militar em qualquer caso de provocação.
A questão da protecção mútua não me preocupa, aliás, toda a organização da NATO assenta sobre esse princípio. A questão que nos pode levar a pensar qual o futuro da Europa e dos países aliados é precisamente a seguinte: De que forma irão os Estados Unidos intervir e qual será efectivamente o campo de batalha.
Esta questão faz curiosamente recordar os tempos anteriores à 2º Guerra, altura da ascensão de Hitler em que Portugal assumiu uma postura neutral devido à proximidade de ameaça de Espanha apoiada pela Alemanha NAZI. A decisão significou muito provavelmente a continuidade da independência de Portugal, mas será que nos tempos de hoje, face à desvalorização geo-estratégica associada a Portugal perante o interesse norte-americano, continuaríamos a ser um dos poucos beneficiados?
Mais uma vez a questão da desmilitarização preocupa-me, ainda mais com um aparente retorno aos antigos conceitos da guerra clássica (nação contra nação).


domingo, 24 de março de 2013

Bolachas de Aveia



´
Receita do Fim-de-semana

Bolachas de aveia

100 g de Manteiga
100 g de Farinha
150 g de Aveia
Uma colher de sopa de extracto de baunilha
Uma colher de chá de canela
Raspas de casca de limão (não é preciso muito)
Um ovo

Mais uma vez, como qualquer bolacha, é só juntar tudo, envolver bem e levar ao forno a uma temperatura de 170º. Quando começarem a ficar alouradas, é tirar e trincar ;)





sexta-feira, 22 de março de 2013

Festas e feiroadas


Ora aí está uma excelente iniciativa. Cada vez mais a cultura portuguesa está a perder-se no meio de tanta sede pela inovação, por isso nada melhor do que um site que nos "alerte" para as novidades culturais que nos permitem encher a "pança" e passar um bom bocado desfrutando do bom (e do obviamente mau) folclore.
É só clickar e aproveitar, aqui.
Obrigado à Cátia (membro do grupo no facebook, aqui) por ter partilhado e dar a conhecer.

quinta-feira, 21 de março de 2013

The Walking Dead


 A série "The Walking Dead" é uma das séries com mais sucesso a passar na televisão, seja em Portugal seja em qualquer outro país. Sinceramente não perco um episódio e acho que o conceito de fazer uma série de zombies em que tudo interessa menos realmente os zombies, é genial! Mas... e obviamente que há sempre um mas, onde é que raio eles vão arranjar tanto gasóleo ou gasolina? Mas eles enchem o tanque com urina ou coisa parecida? E outra, é que como deve haver combustível com fartura, os meninos não se rogam de andar sempre com o pé a fundo. Isto só leva um gajo a pensar no nosso País e como é que isto anda por cá! Ora portanto, se nós por cá andamos sempre a contar os trocos e com o pé muito controladinho para ver se o depósito consegue dar para mais 100 kms, então quer dizer que isto bateu mesmo no fundo. Venham os zombies governar isto porque pelos vistos fazem melhor trabalho, ao menos gasóleo há com fartura...




quarta-feira, 20 de março de 2013

3,5 milhões em 5 dias



E quem é que quer ganhar assim de repente 3,6 milhões de dólares em 5 dias. Pois é, este menino conseguiu essa proeza! O criador da série "Veronica Mars" lembrou-se que queria fazer o filme da série que sobreviveu até à 3ª temporada, então o que é que pensou? "Vou fazer uma angariação de fundos on-line". E não é que o filha da mãe dele safou-se?!? Topem só, aqui.
O objectivo era juntar 2 milhões de dólares...correu bem, chegou aos 3,6 milhões em 5 dias. 
Há dias felizes em que um gajo pare uma ideia e resulta (mundialmente).


terça-feira, 19 de março de 2013

Bifes com Roquefort

Este fim de semana, cá por casa, fez-se uma das refeições preferidas das minha digníssima esposa - Bifes com queijo roquefort.



A receita não tem grande ciência, mas aconselho apenas a quem realmente gosta mesmo de queijo, ou melhor, a quem realmente gosta do chamado "queijo azul". 
Os ingredientes são:
- Bifes (não importa de quê)
- Margarina;
- Banha;
- Queijo Roquefort;
- Camarões.
- Pimenta.

Preparação:  

Primeiro que tudo fritam-se os bifinhos em margarina, banha e pimenta a gosto, quando estiverem fritos, retira-se e reserva-se. No mesmo molho frita-se os camarões. Quando estiverem cozinhados junta-se o queijo (cortado em pedaços) e envolve-se bem até derreter. Quando o queijo estiver derretido junta-se os bifes fritos. E pronto está feito! Difícil não é? 
Atenção, não adicionem sal, o queijo tem todo o sal necessário para que a carne fique temperada.
Quanto à quantidade de queijo, não aconselho mais do que umas 100 gramas, mas pronto, acaba por ser uma receita em que cada um é que vai encontrar o seu próprio ponto de equilíbrio.

Boas garfadas!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Realidades das novas guerras



Todos os dias lemos os jornais e todos os dias acabamos por ficar indiferentes ao inúmeros "rol" de notícias que caracterizam os conflitos internacionais de hoje em dia. Os EUA pretendem utilizar "drones" na Siria, o Reino Unido foi ultrapassado pela China na produção de armamento, o renascer da Rússia no pós-guerra fria, tornado-se uma potência nuclear... Enfim, nada de mais, tudo do mesmo não é? Pois a mim está a fazer-me alguma confusão isto tudo, será possível que ninguém na Europa está a reparar no que é que isto pode dar? Vamos lá analisar de uma forma muito rápida, após a 2ª Guerra Mundial o conceito de guerra transformou-se seriamente; o que antes regia a relação entre Estados era a quantidade de armamento que cada um possui (de uma forma demasiado abrangente), hoje em dia, o conceito de relação internacional tem por bases acordos inter-países inspirados em interesses económicos. 
Resultado: Ah e tal, como já ninguém quer saber de conflitos, vamos lá vender todos os armamentos que temos (como é o caso de Portugal que está a vender F16). Ora quem é que são os compradores interessados nestes produtos, todos os países que se encontram ou podem encontrar com guerras internas (Síria Afeganistão, Líbia, Egipto), ou seja, basicamente estamos a desarmar os países baseados em regimes democráticos e que por inerência são apologista das Paz, para encher os paióis dos países extremistas e beligerantes, cuja única forma de política que reconhecem é a força, a subversão e a repressão. Ah e também por acaso não acham piada nenhuma ao conceito Europeu... Enfim, a sorte é que as nossas torres gémeas são relativamente baixas, senão poderia-mo-nos arriscar seriamente!

sábado, 16 de março de 2013

Ri até chorar



O youtube tem coisas espectaculares, mas sem dúvida que esta me deixou a chorar de tanto rir. Sinceramente deixou-me com algumas saudades do bem velhinho "Nunca digas banzai"... isso foi quando? Qualquer coisa como há uns 20 anos atrás não? Só! 
Que se lixe, venham mais concursos japoneses ;)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Musica do Sete e Picos

Então e não é que agora, no meio do "patuá" com o meu pai, descobri que existia uma música do Sete e Picos!!! Até que calha bem porque o nome do blog calhou no meio de uma conversa na altura do jantar com ele, por isso faz sentido que o conhecimento da música surja nas mesma condições :)



Blog não é Blog se não tiver uma música característica. ;)


Samsung Galaxy S4


Aí vem mais uma excelente forma de rebentar com dois ordenados mínimos de uma só vez.
Foi apresentado ontem em Nova York o novo Galaxy S4





Ao que aparenta este pequeno computador, que por acaso também dá para fazer chamadas, pesa 130 gramas e mede aproximadamente 7,9 mm. Ganhou um ecrã de 5 polegadas que utiliza tecnologia Full HD SUPER AMOLED com 441 pixeis por polegada. Além disso possui memória RAM de 2 GB, existindo a possibilidade de optar por dois processadores diferentes: 1,9 GHz quad-core ou 1,6 ghz octa-core.



Quanto às câmaras, possui uma câmara traseira de 13 MP e uma frontal de 2 MP, possibilitando ainda a utilização simultânea de ambas (enquanto uma grava, outra fotografa). 
Mas atenção, ou ourinho não está em nada do que se falou até aqui, o grande trunfo está na possibilidade de utilização do "bicho" só com os olhos, ou seja, o utilizador consegue coisas como: 
- Colocar um video em pausa desviando o olhar do telemóvel;
- Mudar de página na internet sem tocar no ecrã, bastando para isso passar a mão por cima da máquina (tipo ao estilo de Minority Report).
No meio disto tudo só me chateia uma coisa, ainda não tira cafés!



 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Teatro "Toc Toc"


Como a vida de um homem não pode ser só trabalhar, comer e dormir, ontem à noite, aqui por casa, aproveitou-se  um programa diferente. Recebemos um convite para assistir à nova peça que está em cena no Tivoli.



Primeiro que tudo é sempre um prazer poder apreciar qualquer peça (seja ela qual for) no Tivoli. O edifício é brutal e o teatro em si leva-nos sempre a imaginar os tempos remotos da década de 30.



A peça em si, basicamente é uma comédia que se baseia em fobias, transtornos obsessivos-compulsivo e que decorre numa sala de espera de um consultório médico.


Apesar de não ser uma peça originalmente portuguesa, os actores que a interpretam fazem questão de a enriquecer que diversos aspectos tão nossos conhecidos do dia a dia.


No final da peça disseram que a primeira ideia de trazer esta peça para Portugal foi do saudoso António Feio. Infelizmente ela realmente chegou, mas não pela sua mão directamente. Fica a sua eterna lembrança e a dedicatória que lhe foi directamente feita no final da peça.
À parte os saudosismos dos grandes nomes do teatro português, é impressionante como se consegue elaborar um argumento destes com um espaço tão reduzido, parece impossível, mas não é. Seja como for não vou estar aqui a comentar a peça, não só porque a singularidade de cada personagem o torna impossível, mas como também "o revelar" daquele segredo final iria estragar todo o espectáculo a quem pretende ir ver. Posso apenas dizer que a lágrima cai do olho e não é por tristeza.
No final da peça, destino = caminha ( que isto de ter 31 anos já não é a mesma coisa )




A peça é encenada por António Pires e o texto é de Laurent Baffie.

Eu aconselho, não só pela peça, mas por que TEATRO é outra história ;)






Dia do PI

A todos os Astrofísicos e químicos e gente dessa (esquisita) que gosta à brava de números: Feliz dia do PI





Ora portanto, o dia de hoje (3/14 de acordo com a designação dos Américas) é comemorado pela aproximação que tem do número 3,14 (π ). A hora precisa que é aclamada pelos inúmeros “adoradores” deste dia foi às 1H59, uma vez que 3,14159 = π



arredondado até a 5ª casa decimal).



O dia acaba por ter um valor acrescido por ter sido o dia do nascimento de Albert



Einstein, o que agrega mais fãs das ciências exactas às comemorações.

terça-feira, 12 de março de 2013

Habemos PAPA

http://www.taringa.net/posts/imagenes/3028586/Cuando-el-Infierno-se-congele.html



E aí está, mais um episódio desta fantástica saga de aventura e violência! O argumento desta magnífica história de acção consiste:

- Um grupo conhecido como os Príncipes da Igreja vestidos com a cor de SANGUE;
- Uma sala, uma porta, uma chave;
- Um encontro inevitável em que o fumo ditará o futuro de todos eles;
- Uma praça e uma multidão que aclamará o vencedor.

Quentin Tarantino põe-te a pau, olha que quem agarrar esta história leva o próximo Oscar para casa.

segunda-feira, 11 de março de 2013

The hangover, part III





Pois é, quando se pensava que já tinha acabado, eis que surge mais uma boa para a "ressaca". The Hangover III está previsto chegar aos cinemas lá para Maio e pelas pelas palavras do director Todd Phillips, vai-se centrar na personagem do Alan. Com a morte do pai, este começa a atravessar uma crise, pelo que mais uma vez, a chamada "Wolfpack" vai ser o centro do seu próprio mundo.
Sinceramente acredito que haja muito menino por aí que acha que deviam ter ficado pelo primeiro. Eu próprio concordo que não vai ser fácil jogar "cartas novas" com este género de argumento, seja como for, fiquei mais que satisfeito em saber que vem aí mais uma horinha de boa disposição e lá que o trailer deixa-nos impacientes pela chegada de Maio, lá isso deixa.


domingo, 10 de março de 2013

Biscoitos de manteiga e baunilha

Nada como uma bela tarde de Domingo, deitado no sofá a papar séries e filmes como se não houvesse amanhã. Mas como um homem não sobrevive só da preguiça, convém acompanhar sempre com qualquer coisa para petiscar, por isso nada como uns biscoitos de manteiga e baunilha (mesmo bons para estragar o treino da semana).


Então basicamente isto faz-se da seguinte forma:

Ingredientes:

200 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar (amarelo de preferência)
500 gramas de farinha com fermento
1 colher de sopa de essência de baunilha
2 ovos

Primeiro aquecer o forno previamente a 170ºC. 
Junta-se tudo dentro de uma tigela (a manteiga já derretida), quando estiver tudo bem envolvido coloca-se no tabuleiro com a forma que se quiser dar. E pronto, após 10 minutos estão boas. (convém é deixar arrefecer) ;)

sábado, 9 de março de 2013

Cervejaria Trindade

Gostava de partilhar aqui um pouco da história de uma das melhores cervejarias de Lisboa., a Cervejaria Trindade. A História já se encontra escrita no site, mas para quem gosta de história, nunca é de mais partilhar ;)
Rua Nova da Trindade, Armando Serôdio, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A77580


O antigo convento da Trindade foi edificado pela Rainha Santa Isabel, mulher do rei D. Dinis em 1325, tendo sido considerado uma das grandes inaugurações da altura. 


 Convento da Trindade, Jardim, Eduardo Portugal, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO95485



 Infelizmente o destino fez com que um incêndio em 1708 e e o Terramoto de 1755 o destruíssem por completo, sendo reconstruído em 1766. A nova reconstrução do edifício abrangeu terrenos que se estenderam até à actual Rua da Misericórdia. 
 

 Convento da Trindade, esplanada do antigo claustro, Eduardo Portugal, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO95483



A extinção das Ordens Religiosas em 1834 e a dispersão dos frades determinaram o loteamento e a venda do convento, altura em que Manuel Moreira Garcia, industrial de origem galega, começou a instalar uma Fábrica de Cerveja , praticamente em frente ao lote que daria origem ao Teatro da Trindade, 33 anos depois.


 Panorâmica sobre o jardim do convento da Trindade, Eduardo Portugal, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO95478



Em 1836 arrenda dois lotes de terreno e ruínas que aí se encontravam, onde montou a fábrica da cerveja da Trindade, aproveitando as paredes que sobraram do convento e decorando o interior com azulejos aproveitados após a demolição do mesmo.
Em 1840 é aberto ao público o balcão de venda directa de cerveja, sendo aproveitada a primeira sala do que restava do refeitório dos frades Trinos. A evolução acabou por nos levar ao que é hoje em dia um símbolo gastronômico, sendo incluída em 1997 no Património Cultural de Portugal devido ao valor histórico-cultural que detém.

Sobre a comida, falaremos depois :)


sexta-feira, 8 de março de 2013

Chavez (parte II)

Esta semana tem sido um conjunto de notícias ao mais alto nível. Primeiro Hugo Chavez faleceu (as minhas condolências), um gajo já sabia que o senhor, não estava bem e que provavelmente não ia durar muito, mas quando damos por nós, pimba, notícia matinal "Hugo Chavez faleceu!". Fica-se a pensar: - Pronto, coitado, eu sei que tinham falado que o caso dele tinha piorado, mas como já tinha acontecido o mesmo com o Fidel, podia ser que fosse apenas notícias de revistas cor de rosa.
Dois dias mais tarde... zumba, outra bombinha para apimentar as coisas: O gajo vai ser embalsamado, qual Lenine e Mao Tsé-Tung. Bem, se isto pega moda qualquer dia deixamos de ter museus de cera e passamos a utilizar o produto original.
Enquanto esta fica a repousar, vou continuar atento à comunicação social, tou cá desconfiado que mais uns dias ainda vamos ouvir falar em ressureição...

quinta-feira, 7 de março de 2013

A Leitaria Gourmet

Um passeio pelo Parque das Nações à noite sabe sempre bem, seja para quem quer ir beber um cafezito, seja para quem quer ir aos bares ou até mesmo ao Casino. Caso seja esse o caso, se alguém pensar em ir jantar também por aquelas bandas, aconselho a Leitaria Gourmet.



É um espaço não muito grande, ideal para quem quer estar descansado, ser bem atendido e acima de tudo, comer bem.


A comida é tipicamente inspirada na gastronomia alentejana, o que acaba por ser um ponto de destaque já que é um pouco difícil encontrar este género de serviço na área de Lisboa, ou pelo menos eu não conheço. Por isso sempre que sinto saudades do meu Alentejo, aproveito para passar por ali (sempre fica mais barato do que fazer 100 km até terras do sul só para ir jantar).



Na altura em que o tempo estiver mais quente, têm também uma esplanada que deixa muitos espaços a roerem-se de inveja :)


Da última vez que lá fui com a minha mulher os pratos escolhidos foram:

Entradas: Ovos mexidos com espargos

Prato Principal para mim: Nacos de veado com alecrim e migas de espargos verdes
Prato Principal para ela: Bife do Lombo na frigideira cmo molho da horta

Sobremesa para mim: Leite creme
Sobremesa para ela: Sericaia com ameixa de Elvas

Infelizmente não levei a máquina, pelo que fotos dos pratos vão ter de ficar mesmo para a próxima vez que lá for (sim porque vou de certeza).

Considerando os diversos locais a que já fui, acho que este é sem dúvida um dos melhores na relação qualidade (e quantidade) / preço. A refeição completa fica a rondar os 20 Euros em média, já a contar com o cafézinho no final ;)

Quem quiser saber a localização, eles fornecem no site, mas já agora fica também aqui:

Descri??o foto

Hoje ouvi uma piada tão má, que não posso deixar de partilhar:

O que é que o Rei de Espanha disse quando soube da morte do Presidente Hugo Chavez?

- Estava a ver que não se calava!

quarta-feira, 6 de março de 2013

O Markl e os gatunos



Vida matinal, dia a dia sem fim até ao início das férias:


- Acordar;

- Tomar banho;
- Vestir;
- Comer;
- Sair de casa;
- Entrar no carro;
- Atravessar o inferno que é a 25 de Abril
- E... ouvir o mítico Homem que mordeu o cão ;)

A brincar a brincar, esta rubrica já vai com mais de 10 anos


domingo, 3 de março de 2013

Harlem Shake da Radio Comercial

Tal como já tinha dito, não percebo, mas sinceramente, no meio de tanto video que por aí anda a fazer sucesso, este foi o único que realmente me fez rir um bocadito. :) Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira sempre em altas ;)


sábado, 2 de março de 2013

Polvo à Lagareiro

Cozinhar é algo que merece atenção, merece vontade, merece cuidado e dedicação, mas acima de tudo merece também tempo, que infelizmente só surge ao fim de semana. Hoje ao almoço foi este o resultado da junção de todas as características atrás referidas:

Polvo à Lagareiro

Ingredientes:

- 1 Polvo;
- Batatas;
- Alecrim;
- Azeite;
- Alho;
- Sal;
- 1 cebola com casca;
- Louro:
- E claramente um bom vinho 


Obviamente que um bom prato exige sempre uma boa concentração e preparação (regada com um bom vinho), por isso começamos mesmo por aqui.


Depois da concentração foi jogar as mãos ao trabalho:

- Primeiro colocar o Polvo a cozer numa panela de pressão com uma cebola com casca e uma pitada de sal (não compro a história de que fica duro, comigo nunca aconteceu e assim fica logo temperado) durante aproximadamente 30 / 40 min (depende da panela).

- O Polvo à lagareiro costuma ir ao forno, mas como eu gosto do sabor mais rústico, prefiro assá-lo um pouco na brasa. Realça muito mais o sabor. Desta feita, enquanto o Polvo coze, acende-se o fogareiro para estar pronto quando for necessário.

- Escolhe-se as batatas mais pequenas que conseguir, lavam-se, temperam-se com sal grosso e alecrim.

- De seguida ligar o forno a um temperatura de 200 graus e coloca-se as batatas a assar.

- O vinho já está a respirar, por isso partimos para picar os alhos e misturar numa caçarola com azeite, coentros e louro.

- Quando chegarmos aos 30 / 40 min, tira-se o polvo da panela e coloca-se na brasa. Entretanto tiram-se as batatas do forno (já devem estar prontas) colocam-se dentro da caçarola com o azeite, alho e louro e voltam a ir ao forno, só mesmo para o azeite ganhar o sabor do alho.

- Após cerca de 5 / 10 min na brasa o Polvo já deve estar bom, por isso sai, tiram-se também as batatas do forno, junta-se tudo e é só servir. :)







 Bom apetite ;)